Dr. Vinicius Henrique Quintiliano Zangarini

A catarata é uma condição ocular comum que afeta a lente natural do olho, o cristalino, tornando-a opaca. A lente opaca dificulta a passagem de luz, resultando em visão embaçada, turva ou distorcida.

Quem é o médico que cuida da Catarata?

O médico especialista em cuidados com a Catarata é o médico oftalmologista. O oftalmologista tem uma formação extensa, incluindo a graduação em medicina, seguida por residência em oftalmologia e, muitas vezes, subespecialização em áreas específicas da oftalmologia.

O Dr. Vinicius Zangarini é médico oftalmologista pela Santa Casa de São Paulo (SP) e especialista em Retina e Vítreo pela mesma casa. Possui título de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e de sub-especialista em Retina e Vítreo pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). Possui ampla experiência para poder atender e tirar qualquer dúvida oftalmológica que você apresente.

Causas para Catarata:

  • Envelhecimento é a causa mais comum. Com o tempo, as proteínas na lente do olho podem se aglomerar e podem causar opacidade.
  • Lesões oculares, inflamação, diabetes, exposição prolongada ao sol sem proteção, tabagismo e certos medicamentos (especialmente corticoides) também podem aumentar o risco de desenvolver catarata.
  • As cataratas são um problema de saúde mundial crescente e uma das principais causas de cegueira e deficiência visual.
  • O papel de várias dietas e/ou suplementos alimentares para prevenir o desenvolvimento de catarata não tem sido consistentemente comprovado.

Sintomas da Catarata:

  • Visão embaçada ou turva.
  • Dificuldade em ver à noite.
  • Cores parecem desbotadas.
  • Sensibilidade à luz.
  • Visão dupla (diplopia) em um olho.

Tratamento da Catarata:

A única forma eficaz de tratar a catarata é através da cirurgia. Não existe tratamento clínico da catarata com colírios ou medicamentos via oral.

Durante a cirurgia de catarata, o cirurgião remove a lente opaca e substitui por uma lente artificial. A cirurgia é segura e geralmente realizada em regime ambulatorial, com recuperação rápida.

Prevenção da Catarata:

  • Use óculos de sol que bloqueiem os raios UV.
  • Parar de fumar.
  • Mantenha o controle de condições médicas, como diabetes.
  • Consulte regularmente um oftalmologista para exames de rotina.

Se você estiver experimentando sintomas de catarata, é importante consultar um oftalmologista para um diagnóstico preciso e discutir as opções de tratamento disponíveis.

Como é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é um procedimento comum e geralmente seguro.

Avaliação pré-operatória:

Antes da cirurgia, você passará por uma avaliação oftalmológica completa para determinar a gravidade da catarata e garantir que você seja um candidato adequado para a cirurgia.

Sendo candidato para a cirurgia, será discutido todo o risco cirúrgico e possíveis complicações que, apesar de infrequentes, precisam ser esclarecidas durante essa consulta.

Durante essa consulta, seu oftalmologista discutirá suas opções de lente intraocular (LIO), que serão inseridas durante a cirurgia para substituir a lente natural do olho.

No dia da cirurgia:

No dia da cirurgia, você receberá medicamentos para ajudá-lo a relaxar e anestesiar o olho. Se necessário, o olho será dilatado para permitir melhor acesso à catarata.

A cirurgia:

Remoção da Catarata:

Usando uma técnica chamada facoemulsificação, o cirurgião usará um dispositivo ultrassônico para fragmentar a catarata em pequenos pedaços que são suavemente aspirados para fora do olho.

Inserção da Lente Intraocular (LIO):

Após a remoção da catarata, uma lente intraocular é inserida no mesmo espaço ocupado pela lente natural do olho. As lentes intraoculares corrigem a visão e podem ser personalizadas para corrigir problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Falaremos

Fechamento:

A incisão é selada sem a necessidade de pontos, pois geralmente é auto selante.

Recuperação:

A maioria das pessoas experimenta uma recuperação rápida após a cirurgia de catarata. Você pode notar uma melhora na visão em alguns dias da cirurgia, embora sua visão possa ficar um pouco embaçada no início. É comum receber instruções para usar colírios e evitar atividades físicas intensas por alguns dias após a cirurgia.

A cirurgia de catarata é considerada segura e altamente eficaz para restaurar a visão afetada pela catarata. No entanto, como em qualquer procedimento médico, existem alguns riscos potenciais, e é importante discutir esses aspectos com seu oftalmologista antes da cirurgia.

A escolha da Lente intraocular ideal:

Na cirurgia de catarata, existem diferentes tipos de lentes intraoculares (LIOs) disponíveis. Cada tipo tem características distintas que podem atender às necessidades visuais específicas dos pacientes. Aqui estão as principais lentes disponíveis e uma explicação de como cada uma funciona:

Lentes monofocais:

As lentes monofocais são projetadas para fornecer uma boa visão em uma única distância, geralmente para longe.

Funcionamento:

  • Visão para longe: Essas lentes são ajustadas para corrigir a visão de longe, mas os pacientes geralmente ainda precisam de óculos para leitura ou para ver de perto.
  • Visão para perto: Alternativamente, podem ser ajustadas para visão de perto, mas então os pacientes precisarão de óculos para visão de longe.

Lentes multifocais:

As lentes multifocais têm várias zonas de foco que permitem ver a diferentes distâncias, tanto de perto quanto de longe.

Funcionamento:

  • Zonas de foco: A lente é dividida em diferentes zonas que concentram a luz em diferentes pontos focais, permitindo ao paciente ver bem em várias distâncias sem precisar de óculos adicionais.
  • Adaptação: Pode levar algum tempo para o cérebro se adaptar às diferentes zonas de foco.

Lentes de Profundidade de Foco Estendida (EDOF):

As lentes EDOF (Extended Depth of Focus) fornecem uma faixa contínua de visão clara, reduzindo a necessidade de óculos.

Funcionamento:

  • Amplitude de foco: Elas estendem a profundidade do foco para que o paciente tenha uma boa visão de longe e intermediária, com visão de perto razoavelmente boa.
  • Menos aberrações: Geralmente causam menos aberrações visuais, como halos e glare, em comparação com lentes multifocais.

Lentes Tóricas:

As lentes tóricas corrigem o astigmatismo além de melhorar a visão de longe ou de perto.

Funcionamento:

  • Correção do astigmatismo: Têm uma curvatura especial que compensa a irregularidade da córnea, corrigindo o astigmatismo.
  • Visão clara: Oferecem uma visão mais clara e nítida, especialmente em pacientes com astigmatismo significativo.

Lentes Acomodativas:

As lentes acomodativas movem-se dentro do olho para ajudar a focar em objetos a diferentes distâncias.

Funcionamento:

  • Movimento natural: Elas são projetadas para se moverem ligeiramente dentro do olho, imitando a ação do cristalino natural ao mudar o foco entre diferentes distâncias.
  • Visão intermediária: Podem proporcionar uma boa visão intermediária e de longe, mas a eficácia na visão de perto pode variar.

Considerações Finais:

A escolha da lente intraocular deve ser feita em conjunto com o oftalmologista, levando em conta o estilo de vida, as necessidades visuais específicas e a saúde ocular do paciente. Cada tipo de lente tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a melhor opção varia de pessoa para pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *